A Reserva Extrativista Marinha de Soure está a caminho de integrar a Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas da UICN
De 31/07 a 01/08 a Reserva Extrativista Marinha de Soure irá receber o Grupo de Especialistas em Avaliação da Lista Verde do Brasil.
A Reserva Extrativista Marinha de Soure está localizada na costa leste da Ilha do Marajó, a maior ilha fluviomarinha do mundo no estuário da Bacia Amazônica, onde o Rio Amazonas, no lado leste, e o Rio Tocantins, no lado oeste, desaguam no Oceano Atlântico. Os mangues na Reserva fazem parte da maior faixa contínua de mangues do mundo.
O contexto que levou à criação da Reserva Extrativista Marinha de Soure é peculiar. O movimento das comunidades extrativistas para a proteção das áreas que eles precisam para trabalhar culminou na criação da Reserva, e como resultado, a sobrevivência das comunidades locais e a da natureza em si pela lei. Antes de sua criação, conflitos entre extrativistas de diferentes regiões do estado eram comuns e a natureza era superexplorada.
Os limites da Reserva foram definidos com o objetivo de abranger as principais áreas de pesca e praias, o que incluiu quase toda a área de mangue e a totalidade das praias. Existem cerca de mil e quinhentas famílias que usam a Reserva diretamente. Além da sua importância para as pessoas, a Reserva abriga centenas de espécies, locais e migratórias, e presta serviços ecológicos.
Este ano, a RESEX Marinha de Soure está se candidatando ao padrão da Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas da ϲʿֱֳ, uma certificação internacional promovida pela Comissão Mundial de Áreas Protegidas para fortalecer, reconhecer e recompensar a inovação, a excelência e o esforço, bem como o progresso em direção a uma visão eficaz e justa das áreas protegidas em todo o mundo.
Para alcançar a certificação, a RESEX receberá o Grupo de Especialistas em Avaliação da Lista Verde do Brasil entre os dias 31/07 e 01/08.
Se alguma das partes interessadas da Reserva Extrativista Marinha de Soure desejar comunicar informações ou comentários sobre a gestão dessa área protegida ao Grupo de Especialistas em Avaliação da Lista Verde, que analisará a solicitação da Reserva, poderá fazê-lo por meio do seguinte .
Sobre a reserva:
A Reserva Extrativista Marinha de Soure, Unidade de Conservação (UC) Federal de Uso Sustentável, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi criada por decreto federal em 22 de novembro de 2001. A Reserva Extrativista Marinha de Soure, localizada na costa leste da maior ilha fluviomarítima do mundo, onde a grandiosa bacia Amazônica encontra o Oceano Atlântico, permite a relação harmônica entre o homem e a natureza, seguindo o ritmo das águas e das marés. Parte da maior faixa contínua de floresta de manguezal do planeta e lar de praias estuarinas, essa Unidade de Conservação se destaca pela cultura marajoara local, práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais e turismo ecológico e de base comunitária.